Da Formação à empresa de inserção.





Em 2004 a Fundação AFID Diferença, através do Programa Constelação, iniciou um projecto ligado ao desenvolvimento de formação profissional para pessoas com deficiência, nomeadamente ao nível de três áreas específicas: Jardinagem e Manutenção de Espaços Verdes; Restauro e Manutenção de Madeiras e Multiserviços (auxiliar de lavandaria, cozinha e serviços administrativos). A Formação Profissional em termos gerais, tem por objectivo a formação global do formando, ou seja, o desenvolvimento das capacidades necessárias de trabalho através dos conhecimentos técnicos inerentes à actividade profissional, bem como o desenvolvimento da autonomia pessoal e social, promovendo uma melhor integração na sociedade em geral e no futuro posto de trabalho.



No final do ano de 2007, os primeiros formandos concluíram com aproveitamento os cursos de formação, quer a nível técnico e formativo, quer a nível psicossocial. Contudo, nem todos tiveram a possibilidade de ficar integrados no meio laboral, quer pela inexistência de recursos financeiros por parte das entidades, quer pela falta de consciencialização e informação que as mesmas revelaram perante a temática da deficiência. Neste último ponto, será importante realçar o importante trabalho de sensibilização que os técnicos da Fundação AFID Diferença _tiveram junto das entidades que proporcionaram estágios em contexto real de trabalho.


A Fundação AFID Diferença não desistiu e tentou definir outro projecto que pudesse apoiar estes jovens, tentando eliminar o vazio e o obstáculo criado pela não integração das pessoas no meio profissional. Desta forma, cria-se a empresa de inserção “AFID Green” na área de jardinagem e manutenção de espaços verdes em estreita colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, tendo como principal objectivo, a inserção sócio-profissional de desempregados de longa duração ou em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho, neste caso pessoas com deficiência _física e/ou intelectual. A grande potencialidade evidenciada por este projecto remete-nos para a integração no mercado de trabalho dos ex- formandos da área de jardinagem e manutenção de espaços verdes, que têm aqui a grande oportunidade de levarem adiante um projecto de vida. A empresa de inserção “AFID Green” sugere igualmente uma adequada sustentabilidade económica e financeira, na medida em que existem inúmeros protocolos estabelecidos com diversas entidades para a manutenção de espaços verdes ao nível da Amadora e área envolvente, como a grande Lisboa, Sintra e Oeiras.


Perante o panorama actual em termos laborais, cada vez menos assistimos ou ouvimos falar na palavra oportunidade, principalmente ao nível das pessoas com deficiência.


Contrariando esta tendência, a Fundação AFID Diferença adopta uma intervenção preponderante no apoio psicossocial e de inserção na sociedade dos jovens com limitações e dificuldades intelectuais e físicas, promovendo recorrentemente a igualdade de oportunidades entre as pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário